Exposição MAM – RIO

Vênus e o Menino Mágico, mesmo

A exposição constitui-se por 12 paisagens, 9 estátuas, 9 bustos, 7 ícones, 7 naturezas-mortas, 4 lendas para jardim e uma maquete para monumento, inseridas em uma estrutura que tem por função definir conceptualmente o sistema de relações que as agrega, segundo o ponto de vista de cada uma delas em relação ao conjunto.

Essa estrutura, ocorrendo espacial, temporal e operacionalmenteé chamada “Vênus”, e constitui-se na exposição propriamente dita.

Estrutura Espacial

Tem por unidade mínima constituinte cada uma das peças (*), ou as idéias espaciais (construtivas, cromáticas, estéticas) que cada uma isoladamente forma, é atemporal por definição. Isto é: Embora os acontecimentos unitários desse subsistema ocorram aparentemente isolados de todo o resto, eles ocorrem todos ao mesmo tempo. E é dessa maneira que devem ser levados em conta.

Estrutura Temporal

geratriz da estrutura espacial e definida operacionalmente pela estrutura operacional, é aquela que permite relacionar o sistema de situações específicas, abstratas, constituindo-se no instrumento para a articulação conceptual das idéias em Vênus.

Em certa medida essa estrutura lineariza as leituras dentro da estrutura espacial. Essa linearidade é mais uma proposição do que uma concepção, sendo útil enquanto instrumento para a apreensão espacial do sistema.

A unidade temporal é definida pela articulação entre três ou mais peças, formando um hipotético passado, presente e futuro simultâneo no espaço.

Estrutura Operacional

tem por suporte este libreto, e os balcões sobre os quais se dispõe as peças em exposição.

No verso (poema) das páginas do libreto são atribuídas, a cada uma das peças, suas possibilidades futuro-imediatas em relação ao sistema temporal. A disposição das peças em exposição corresponde a uma das possíveis derivações da estrutura espacial em função da estrutura temporal.

(*) Seria oportuno levantar aqui alguns pontos de interesse para a leitura de cada trabalho: A maioria das peças não tem uma única base de apoio auto definida. Algumas delas, sendo formadas por elementos independentes ou articuláveis, podem ser recompostas, originando uma certa gama de possibilidades espaciais.

Algumas produzem sons, outras sugerem o uso do tato, ou de determinados tipos de raciocínio ou associações de idéias.

W.A.

São Paulo, 1973/ 76